Univisa reitera o apoio aos servidores da Anvisa em meio aos ataques infundados

CategoriesNota PúblicaNotícias em Geral

A UNIVISA, Associação dos Servidores da Anvisa, vem a público se manifestar e ratificar o seu apoio incondicional aos servidores da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) envolvidos na análise das solicitações de uso extraordinário, emergencial e temporário de vacinas e medicamentos para o tratamento do Sars CoV-2 (Covid-19).
Ao longo dos seus 22 anos de existência, a Anvisa construiu, de forma sólida, um corpo técnico qualificado, imbuído do espírito público e da missão institucional, o que levou a Agência ao reconhecimento internacional e de referência frente a outras agências do mundo.
É importante que a sociedade saiba que o principal papel da Anvisa é de promoção e proteção à saúde, propiciando o acesso a produtos e serviços que sejam seguros ao uso, que atinjam o resultado esperado (eficácia) e com a qualidade necessária.
Neste momento de pandemia, os servidores da Anvisa atenderam prontamente à necessidade de revisar os conceitos e procedimentos para adequá-los a uma aprovação emergencial de vacinas e medicamentos. Inúmeras foram as normas editadas pela Anvisa para flexibilizar regras e requisitos, simplificar as exigências, eliminar etapas com o aceite de informações de outras agências reguladoras e, até mesmo, compartilhar o risco conhecido com o setor produtivo.
Tecnicamente foram definidas informações mínimas necessárias para garantir a segurança da população ao receber as vacinas e tratamentos.
Os servidores estão analisando os processos em tempos exíguos, assumindo riscos que somente são aceitáveis nessa situação de emergência epidemiológica que o Brasil se encontra. E, ainda assim, mantém a excelência técnica em suas análises, abrindo mão de seus momentos de descanso e lazer em prol de um objetivo maior, do interesse público, da redução da pressão no sistema de saúde e do caminho para a melhora da pandemia no Brasil.
Assim como a maioria dos brasileiros, o conjunto dos servidores da Anvisa não foi vacinado. A UNIVISA também deseja que todos tenham acesso seguro, o mais rápido possível, a vacinas que previnam contra essa doença que já custou a vida de mais de 404 mil cidadãos do nosso país.
A UNIVISA não aceita ataques, quer institucional e muito menos pessoal, infundados e carregados de vieses. A pressão política e dos vários interesses – governo, sociedade e setor regulado – sempre vai existir, mas, em tempo algum, podem ter certeza, o corpo técnico cederá a apelos, fechando os olhos ao que é mais precioso na missão da Anvisa: proteger a saúde da população.
Parabéns, servidores, pelo trabalho irretocável conduzido nesse momento de pandemia. Temos orgulho e nos solidarizamos com o momento difícil pelo qual todos estamos passando.
Sigamos em frente e de cabeça erguida. Estamos todos juntos!

“Luta, a palavra vibrante
que levanta os fracos
e determina os fortes”
Cora Coralina

About the author

Deixe uma resposta