UNIVISA ENTREVISTA CANDIDATOS À GGSAN E GGTOX E SERVIDORES DESSAS ÁREAS

CategoriesNotícias em Geral

A Univisa entrevistou nos dias 16, 17 e 18/01 os candidatos selecionados para o processo seletivo para Gerente Geral da GGSAN e GGTOX.

A Univisa abriu esse espaço visando à ampliação da discussão sobre a ocupação dos cargos de gestão na Anvisa e para que os servidores das áreas apresentassem seus questionamentos e expectativas. Foram convidados todos os candidatos selecionados para a entrevista com a Dicol, lembrando que a participação é voluntária.

Para a GGSAN, aceitaram o convite os servidores Webert Gonçalves de Santana (servidor da GGSAN) e Francisco Alexandre Shammass de Mancilha (servidor e Gerente Geral Substituto da GGSAN). O candidato Jean Clay de Oliveira e Silva (servidor da CVS-PAF/DF) encontra-se de férias e não pôde ser entrevistado. A sabatina pela Dicol está prevista para 23/01.

No caso da GGTOX foram selecionados apenas 2 candidatos, a Gerente Geral Substituta Ana Maria Vekic (não servidora) e o servidor Carlos Alexandre de O. Gomes (servidor da GGTOX). Carlos Alexandre foi entrevistado no dia 18/01 e Ana Maria preferiu não participar das entrevistas, pois entende que poderiam ser interpretadas como uma campanha eleitoral. Entretanto, ela apoiou a entrevista com a área e sugere que seja uma prática em todos os processos seletivos. A sabatina pela Dicol está prevista para 22/01.

As questões feitas aos candidatos foram propostas pela Diretoria da Univisa ou enviadas por associados ou elaboradas pelos servidores das respectivas Gerências Gerais. Os arquivos em áudio serão disponibilizados no site da Univisa após a as entrevistas da Dicol, conforme acordado em cada área visitada.

Seguem descritas as principais observações dos servidores das duas áreas a respeito do processo seletivo. Os servidores deram ainda contribuições ao processo de maneira geral que deverão ser encaminhadas formalmente pela Univisa à GGRHU e à Dicol.

GGSAN

Os servidores apóiam o processo seletivo aberto para a escolha dos Gerentes Gerais mas sugerem que sejam elaborados critérios mais objetivos e claros para seleção dos candidatos. Sugerem ainda que os candidatos não selecionados na primeira fase recebem um retorno sobre as razões da não classificação de maneira que possam se aprimorar. Os servidores da GGSAN acrescentaram que não há rejeição a qualquer dos dois servidores da área que concorrem e entendem que ambos estão qualificados para o exercício desse cargo. Os servidores preferiram não opinar sobre o terceiro candidato uma vez que não conhecem suficientemente seu trabalho.

GGTOX

Os servidores da área estão com grande expectativa para esse processo e defendem para a GGTOX uma mudança de paradigma na gestão, com a escolha de lideranças que consigam reverter os principais problemas na área, dentre os quais:

– Problemas crônicos de gestão documental e de processos de trabalho, que afetam negativamente os resultados, inclusive refletindo no aumento do passivo dos processos de registro;

– Problemas na definição de atribuições, tanto entre as Gerências internas da GGTOX quanto com os outros órgãos de registro, no que tange às análises dos processos de registro de agrotóxicos;

– Ausência de planejamento, acompanhamento e coordenação entre as atividades das áreas internas da GGTOX.

Os servidores destacam que, de maneira geral, a GGTOX precisa avançar especialmente na gestão de pessoas, com base em critérios meritocráticos. Deve igualmente melhorar sua atuação na gestão dos processos de trabalho, inclusive evitando o retrabalho com relação aos outros órgãos de registro de agrotóxicos, de maneira a privilegiar a eficiência com foco nos resultados, racionalizando e desburocratizando os passos que não impactem na avaliação de riscos sanitários à população. Isto é, deixando de lado o enfoque meramente administrativo-burocrático de suas atividades e focando sua energia de trabalho no que realmente se mostrar relevante para a Saúde Pública.

Diretoria da Univisa

2011/2013

Juntos podemos mais!

 Sugestões: https://univisa.org.br/fale-conosco

Siga-nos no twitter e facebook!

Informativo Univisa
Ano IV nº 93 – 21/janeiro/2013

About the author

Deixe um comentário