SALA DE APOIO À AMAMENTAÇÃO

CategoriesNotícias em Geral

Prezados Associados, Você sabia que a Anvisa (sede Brasília) possui uma Sala de Apoio à Amamentação?Sim, este espaço existe e foi uma conquista das servidoras que contaram com o auxílio da Univisa.

Sabemos que o retorno ao trabalho é um momento difícil e pode trazer diversas dificuldades e angústias. Uma delas muitas vezes está relacionada à amamentação e a introdução de novos alimentos. No entanto, a volta à Anvisa da licença maternidade não precisa ser sinônimo de desmame!

Até quando o bebê deve ser amamentado?
Segundo a OMS e o Ministério da Saúde, o bebê deve ser amamentado exclusivamente com leite até os seis meses. Após este período a amamentação deve permanecer de forma complementar, até que ele complete dois anos. Pois após os seis primeiros meses de vida devem ser introduzidos outros alimentos, sem no entanto retirar o leite materno.

Onde está instalada a Sala?
A sala está instalada no segundo andar do bloco E (edifício Garagem). A chave fica aos cuidados do segurança na recepção daquele bloco. E para utilizá-la é necessário preencher o livro de ocorrências da sala.

Quando foi inaugurada a Sala na Anvisa?
A Sala de Apoio à Amamentação da Anvisa foi inaugurada em 19 de março de 2010 e tem sido utilizada por várias mães que retornaram da licença maternidade, mas que desejam manter a amamentação de forma complementar à alimentação até os dois anos da criança, conforme o preconizado pelo Ministério da Saúde e OMS.
Ressalta-se que as servidoras públicas conquistaram o direito de licença maternidade por 6 meses, já as contratadas ainda permanecem com a licença de 4 meses, o que configura um descompasso com a premissa de amamentação exclusiva de 6 meses.

O que é uma Sala de Apoio à Amamentação?
A Sala de Apoio à Amamentação é um ambiente reservado no qual você pode ordenhar o seu leite no horário do expediente e armazená-lo, tanto para dá-lo para o seu próprio filho ou para doá-lo para um Banco de Leite Humano. No dia seguinte este leite poderá ser administrado à sua criança, na creche ou pelo cuidador, caso o tenha deixado em casa. Ressalta-se que a ordenha é importante para manter a produção de leite e para evitar o empedramento da mama e uma possível mastite.

O bebê precisa vir até a Anvisa?
Seu bebê estará em casa ou na creche. Apenas a servidora, ou contratada irá utilizar a sala e guardar o leite retirado em pote de vidro. Ao final do expediente o leite deverá ser transportado de forma adequada a fim de ser administrado á criança no dia seguinte (quando da ausência da mãe).

SE VOCÊ QUER USAR A SALA DE APOIO À AMAMENTAÇÃO, SIGA AS ORIENTAÇÕES ABAIXO:

Preparar o material
• Providenciar vidro com tampa de plástico rosqueável e retirar o rótulo e o papelão que fica no seu interior (p.ex. vidro de café solúvel). Se você vai utilizar o leite para o seu próprio filho, o ideal é que os vidros sejam do tamanho menor;
• Lavar o frasco e a tampa com água e sabão;
• Ferver, em sua residência, o vidro e a tampa por 15 minutos (contar o tempo a partir do início da fervura);
• Deixar secar o vidro e a tampa virados para baixo sobre um pano limpo e seco;
• Tampar e guardar o vidro em lugar seco e limpo;
• Providenciar uma bolsa térmica e gelox para transporte (p.ex. bolsa com gel para fazer compressas frias, ).
• Após a coleta do leite, o frasco que permanecerá no freezer deve ser identificado.
• Anotar na tampa o seu nome e a hora e data da primeira coleta e colocar o vidro no freezer ou congelador. (Fita crepe ou adesivos estão disponíveis na sala)

Transporte
• Utilize uma bolsa térmica para transportar o leite.
• Para manter a temperatura por mais tempo, utilize gelox ou um bolsa com gel térmico previamente congelado). Ao chegar no trabalho, deixe o gelox ou bolsa com gel térmico já no freezer.

Validade do leite humano sem processamento (contados a partir da data e hora da primeira coleta)

• Na prateleira da geladeira – 12 horas
• No congelador ou freezer – 15 dias

Assim, se durante o expediente, a lactante que se sentir muito desconfortável, pode utilizar a sala de apoio à amamentação.

Use-a! Ela é conquista de todas nós.


Diretoria da Univisa
2013/2015

Juntos podemos mais! 

Sugestões: http://www.univisa.org.br/fale-conosco

Siga-nos no twitter e facebook!

Comunicado Univisa
14/março/2014

About the author

Deixe uma resposta