INFORMATIVO DA ASSOCIAÇÃO DOS SERVIDORES DA ANVISA / UNIVISA – JUNTOS PODEMOS MAIS!

CategoriesNotícias em Geral

UNIVISA emite Carta Aberta sobre MP 653/2014. A UNIVISA com a participação de grupo de servidores emitiu considerações sobre a MP 653/2014 que tramita no Congresso Nacional e que entre seus dispositivos visa alterar atribuições e procedimentos regulatórios da ANVISA. A associação preocupa-se com o teor das proposições bem como como a forma como o processo foi conduzido em amplo debate na instituição e no Sistema Nacional de Vigilância Sanitária.

Leia na íntegra a Carta Aberta anexa ao final do informativo.

UNIVISA ESCLARECE SUA PARTICIPAÇÃO NA DISCUSSÃO DO PONTO ELETRÔNICO NA ANVISA

Primeiramente, a UNIVISA agradece a iniciativa dos associados e servidores que nos procuraram e dividiram conosco suas frustrações, preocupações e considerações a respeito do processo de implantação e da portaria que regula o controle de ponto da Agência.

Compartilhamos com vocês algumas preocupações a respeito do tema e da situação em que nos encontramos atualmente na Agência.

Desde que foi retomada a discussão do controle eletrônico de ponto na Comissão Permanente de Valorização do Servidor – CPVS onde a primeira minuta foi discutida, a atuação da associação procurou dar transparência aos servidores sobre os acontecimentos e panoramas que se ali se desenhavam e levar para os servidores, em assembleia, a definição dos rumos e encaminhamentos.

Foi graças a esse esforço dos associados e servidores que conquistamos algumas vitórias:

  • · Inserimos no texto elaborado na Comissão alguns pontos importantes e evitamos prejuízos ainda maiores;
  • · Conquistamos a realização da consulta interna;
  • · Em resposta a um Ofício da Univisa a DIGES publicou na Intravisa uma nota de esclarecimento sobre os acontecimentos;
  • · E finalmente inserimos na pauta da DICOL o tratamento do tema.

Os que estiveram lá presenciaram o que aconteceu: o Diretor Presidente suspendeu a discussão do tema sem ouvir os servidores e a DIGES, depois disso, deu o assunto por encerrado alegando que posteriormente o regulamento passaria por revisão e que as lacunas porventura constantes do regulamento seriam esclarecidas em documento complementar a ser elaborado e divulgado oportunamente.

Foi um longo embate e o desgaste geral se abateu sobre nós servidores e acabou refletindo na Associação e no clima organizacional que já não era bom, como demonstrado nas duas avaliações de clima organizacional que a Anvisa realizou.

O tema controle de ponto é complexo e delicado. Por um lado configura uma obrigação imposta à administração e aos servidores que impacta sobremaneira na vida dos servidores afetando inclusive dinâmicas familiares. Por outro lado, é poderoso instrumento de promoção de qualidade de vida e de demonstração de reconhecimento e valorização dos servidores.

Neste sentido, solicitamos que os servidores e gestores após a implantação do controle de ponto façam sua avaliação sobre o mesmo e enviem a UNIVISA ([email protected]) e a administração relatos de problemas e sugestões de melhoria. Estes serão oportunamente discutidos com a administração e demais entidades representativas.

Em dezembro comemoraremos 5 anos de existência! Como coletivo de servidores da Anvisa precisamos melhorar nossa capacidade de articulação e de mobilização. O número de associados já chega a quase 600. É uma grande conquista em tão pouco tempo, mas precisamos ampliar nossa base de filiados.

A força da Univisa e o espaço que conseguimos ocupar estão diretamente relacionados à capacidade demonstrada em mobilizar os servidores e de dar visibilidade às questões. Esse é nosso verdadeiro empoderamento.

Para dar mais agilidade e aumentar nossa capacidade de ação e de resposta precisamos de colaboradores que se disponham a se envolver, contribuir, participar.

Em breve faremos uma reunião com os servidores para falarmos sobre os trabalhos em andamento e de algumas novidades.

Deixamos aqui o nosso reconhecimento pela atitude diferenciada de alguns de romper a inércia decorrente do comodismo, da falta de perspectiva e do desalento profissional, nossa gratidão pela confiança e colaborações que temos recebido e o nosso convite para que vocês venham fazer parte da nossa associação.

A UNIVISA participará de Entrega de Proposta de Lei sobre as Agências Reguladoras

Nesta quinta-feira, 20/11, a UNIVISA juntamente com as Entidades Representativas dos Servidores das Agências Reguladoras estarão presentes em evento de protocolização de projeto de lei que visa revisar o marco legal das agências reguladoras do país.

Mandato único para os cargos de Diretor, inserção de servidores no colegiado, restruturação dos cargos comissionados com exclusividade para servidores mediante processos seletivos transparentes e meritocraticos, fim dos contingenciamentos financeiros federais, entre outros.

Assim que o texto for recepcionado pela Frente Parlamentar da Regulação, iniciaremos uma consulta interna para aprimoramento do PL.

O evento ocorrerá nesta quinta-feira, às 10h30, na Câmara dos Deputados.

Leia na íntegra a Minuta do PL e Exposicao dos motivos anexos ao final do informativo.

anexos:

CARTA ABERTA (of. 19 2014)

Exposicao de motivos agências reguladoras consultoria

Anexo I – FCT Solon Consultoria

PL Marco Geral das ARs Solon Consultoria 2014

Diretoria Univisa

Juntos Podemos Mais!

About the author

Deixe uma resposta